quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MÚSICA DE TODA PARTE E PARA TODOS

Música de toda parte e para todos



18ª edição do Rio International Cello Encounter promove grandes nomes da música mundial
em apresentações gratuitas no Rio de Janeiro entre 8 e 19 de agosto

Bailarina Bettina Dalcanale e violoncelista David Chew
Rio Cello completa 18 anos em 2012. Para celebrar sua maioridade, o festival reunirá grandes nomes da música e da dança mundial, com atrações variadas, dando liberdade para os amantes da boa música montarem sua própria programação. Serão mais de 40 concertos, workshops e master classes, realizados entre os dias 8 e 19 de agosto. Todas as atividades são gratuitas e serão espalhadas em diversos pontos da capital carioca, além de Búzios, Barra Mansa e Volta Redonda, todos no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, a abertura do evento, conhecido como Rio Cello, ficará por conta do Cello Dance, em apresentações que unem dança e violoncelo, em diversos estilos musicais. Em sua 6ª edição, os espetáculos acontecem de 8 a 12 agosto, na Caixa Cultural - Teatro Nelson Rodrigues, no Centro da capital carioca. Mantendo a excelência e a versatilidade do festival, que atinge todas as idades, o encontro internacional de violoncelos e o Cello Dance vêm ganhando força a cada edição e prometem, mais uma vez, ser uma grande celebração da diversidade artística entre os povos.

O Rio Cello homenageará os brasileiros Luiz Gonzaga e Pixinguinha, o escritor inglês Charles Dickens, além dos compositores argentino Astor Piazzolla e do francês Debussy. Outro destaque do festival é o bandoneonista argentino Tito Cartechini, que completa 60 anos de carreira em 2012. Para comemorar, o instrumentista irá apresentar algumas obras inéditas de Piazzolla. Vale ressaltar que, além do violoncelo, o evento reúne virtuoses dos mais variados instrumentos.

Sob cuidadosa curadoria do violoncelista inglês David Chew, radicado no Brasil há 31 anos e idealizador do festival, o evento reunirá artistas consagrados no cenário erudito internacional. Responsável pela direção geral e artística do 18º Rio Cello, David assumiu o posto de principal violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira desde sua chegada ao Brasil, em 1981. De lá pra cá, ele coleciona prêmios e realizações, entre eles, a indicação ao Grammy Latino e a condecoração pela Rainha Elizabeth “por bons serviços prestados à música no Brasil”. Preocupado com o papel social da música, David é fundador e presidente da O-MUSIC, além de professor do Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa, padrinho da Orquestra de Cordas da Grota, em Niterói, e colaborador da ONG Onda Solidária.

As atividades acontecerão no Parque Lage, na Igreja da Candelária, no Conservatório Brasileiro de Música e no Teatro Municipal Carlos Gomes, entre tantos outros lugares. Localidades como a Vila Olímpica da Maré também serão contempladas, com o objetivo de integrar socialmente a cidade e a população, utilizando o violoncelo como personagem principal.

Desde sua primeira edição, realizada em 1994, o Rio Cello já promoveu mais de 500 concertos e 300 horas de workshops, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos para um público estimado de 200 mil pessoas. O evento foi contemplado com o Prêmio Procultura Festivais e Mostras de Música e foi aprovado pelo Programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança da Caixa.

+ 18º Rio Cello
A programação do festival conta com nomes de reconhecimento internacional, como o violoncelista canadense Pierre Michaud, que costuma surpreender com apresentações interativas; a soprano norte-americana Marta Herr; o London Music Club, formação musical mais tradicional do Rio Internacional Cello Encounter; o renomado violinista cipriota Haroutune Bedelian; o pianista norte-americano Gerald Robbins; o saxofonista argentino Blas Rivera; o violoncelista armeno Armen Ksajikian; o violinista e regente chileno Alvaro Gomez; a violinista letã Routa Kroumovitch; a violoncelista italiana Tilly Cernitori; o violoncelista chinês Xian Zhuo; o músico, compositor, produtor, arranjador e violonista argentino Andres Mariano Ortega; e a violoncelista sérvia Karmen Rencar.

+ Cello Dance
Entre as atrações da 6ª edição do Cello Dance, destaque para o bailarino Bruno da Rocha, que integra a companhia holandesa Het Nationale Ballet; Cia Independente de SP, com coreografia de Edson Santos; os argentinos Blas Rivera Trio e Cecilia Gonzalez; os bailarinos, Renata Versiani; e os grandes coreógrafos brasileiros como Clébio Oliveira, Paula Maracajá, Jhean Allex, Nina Botkay (também integrante da companhia holandesa Het Nationale Ballet), Paulo Caldas e Márcia Milhazes.

SERVIÇO:

18º Rio Cello
Local: Cello Dance (8 a 12 de agosto - Teatro Nelson Rodrigues - Caixa Cultural RJ) / Rio Cello (8 a 19 de agosto - ver programacao www.rio.cello.com)
Quando: 08 a 19 de agosto de 2012  
Entrada: Gratuita*
Censura: livre para todos os públicos
Informações: 21 2235-0208 / riocello@riocello.com / www.riocello.com

+ Boia Fria Produções
A Boia Fria Produções atua na venda, produção de shows e assessoria de imprensa de artistas e de eventos culturais, além de ser uma editora e selo musical. Também oferecemos serviços de produção de conteúdo jornalístico, produção musical, edição de livros, roteiros para cinema, elaboração de projetos culturais, entre outras atividades.

Informações para a imprensa:

Juliana Aguiar Carneiro
11 3294 9757 / 8829 1551 / 7724 6778 / ID 30*10356

Mariana Bergel
11 3294-9757 / 9635-9989 / 7736-3990 / ID 11*13344

Nenhum comentário:

Postar um comentário